sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal...


A Prefeitura Municipal de Santo André deseja a todos um

Feliz Natal!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os Males da Obesidade

Estudo realizado nos EUA revelou que as pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) no nível ideal correm menos riscos de morte, enquanto que aquelas com obesidade têm as chances de mortes aumentadas em 44%. A pesquisa analisou mortes por diferentes causas e identificou que pessoas não fumantes e com o IMC entre 20 e 24,9, vivem mais.

Para calcular seu IMC, divida seu peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Se o resultado for menor que 20, você está abaixo do peso ideal. Se o resultado der entre 20 e 25, seu peso está normal. Acima de 25 indica sobrepeso e, a partir de 30, obesidade. Se o resultado for maior que 35, você tem obesidade mórbida.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas obesas têm 44% mais chances de morrer. Já em pessoas com obesidade mórbida, o risco cresce entre 88% e 250%.
O estudo mostrou também que as pessoas saudáveis que nunca fumaram, mas que estavam com sobrepeso, têm 13% mais chances de morrer devido a complicações relacionadas à obesidade. As principais delas são: problemas cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral, conhecido como derrame) e alguns cânceres.

Segundo o autor do estudo, Michael Thun, da Sociedade Americana de Câncer, qualquer nível de gordura é prejudicial à saúde.
O estudo tem fortes evidências contra a ideia de que é bom pra saúde ter algum excesso de peso.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o médico Ricardo Cohen, a pesquisa mostra que não são apenas as pessoas com obesidade mórbida que correm riscos de saúde.

Todos que não estão no peso ideal correm um grande risco de desenvolver doenças.
Prefeitura Municipal de Santo André, Fazendo a Nossa Terra Crescer.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Projeto "Viver em Forma" no Sítio Pau-Caído

Nesta quarta-feira (15/12), o projeto viver em forma foi realizado na comunidade do sítio Pau-Caído. Durante a manhã, a educadora física Patrícia Figueiredo realizou diversas atividades físicas voltadas para o nossos pacientes hipertensos e diabéticos, visando a melhoria da qualidade de vida dos portadores destas patologias.








A Secretaria Municipal de Saúde investe cada vez na conscientização da comunidade sobre o auto-cuidado, incentivando nossa população a praticar hábitos saudáveis.



Prefeitura Municipal de Santo André, Fazendo a Nossa Terra Crescer.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fique Atento. Proteja-se do Sol!

Quem fica exposto ao Sol deve se proteger usando protetor solar com um fator de proteção no mínimo 15 (FPS), pois é no verão que a radiação solar é mais prejudicial à saúde de nossa pele.

Especialistas alertam que o uso do filtro solar é essencial para se evitar queimaduras e câncer de pele, porém tem de ser usado da maneira correta. Um bom exemplo de prática comum - e errônea - é passar o filtro solar na hora de praticar atividade física ou se expor ao sol. O ideal é passar o filtro com um período mínimo de 30 minutos antes da exposição ao sol.

A renovação da proteção também costuma ser desrespeitada pelas pessoas.a renovação é importante também para pessoas que praticam esportes aquáticos. Por mais que o produto indique que não sai na água, a sua eficácia diminui bastante.

Saiba Como usar o Filtro Solar Corretamente
Quando Aplicar?
O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição ao Sol.

Quanto Aplicar?
A quantidade correta de filtro solar deve observar a seguinte proporção - a quantidade de filtro que couber em um dedo indicador é o suficiente para proteger uma área equivalente ao dorso de sua mão.

Como aplicar?
Espalhe o filtro solar suavemente até deixar por toda a pele uma superfície esbranquiçada, não devemos esfregar o produto até ele ficar transparente.

Quando renovar?
O indicado é renovar a aplicação de filtro solar, no mínimo a cada 2 horas e sempre que entrar na água.

Qual o Fator de Proteção eu devo usar?
O fator de proteção solar vai depender do seu tipo de pele porem um fator seguro é igual ou superior a 15.

A secretaria municipal de saúde de Santo André, alerta a toda sua população sobre a necessidade da proteção solar, principalmente para pessoas que ficam expostas aos raios solares por longos períodos, como por exemplo, os agricultores.



Prefeitura Municipal de Santo André, Fazendo a Nossa Terra Crescer.

domingo, 5 de dezembro de 2010

ACS´s de Santo André no Combate a Dengue

Nesta quinta-feira (02/12), os agentes de saúde de Santo André, realizaram palestras educativas sobre o combate a dengue para alunos do PETI e da Escola Municipal Fenelon Medeiros. Na ocasião, o ACS´s apresentaram as possíveis ações que a população pode praticar para controlar a proliferação da dengue em nosso município.

Os agentes (Catarina, Freitas, Maria da Paz, Maria do Céu e Sônia), abordaram os conceitos da dengue; de como pode ser reconhecido um foco do mosquito; a forma de transmissão; os principais sintomas da dengue clássica e hemorrágica e as medidas de tratamento para cada tipo da doença.

Durante o mês de janeiro, a secretaria municipal de saúde estará realizando a campanha: Em Santo André a dengue não tem vez!. As ações contra a dengue serão intensificadas a partir do início de janeiro em decorrência da proximidade do período das chuvas no município de Santo André, uma vez que, com chuva e o forte calor que faz em nossa região, o mosquito encontra as condições ideais para sua proliferação.




Prefeitura Municipal de Santo André, Fazendo a Nossa Terra Crescer.






quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Santo André no Combate a Aids

O Dia Mundial de Combate a Aids no município de Santo André, foi marcado pela distribuição de preservativos e pela conscientização dos pacientes atendidos em nossa unidade. A equipe de enfermagem composta pela enfermeira Ana Letícia e pela téc. de enfermagem Ivanilda, disponiblizou preservativos para os pacientes que aguardavam pelo atendimento na sala de espera.


É de grande importância a exploração da educação sexual para a comunidade, tendo como finalidade uma maior conscientização da população, consequentemente um menor número de pessoas susceptíveis a contaminação pelas doenças sexualmente transmissíveis.


A secretaria municipal de saúde de Santo André está investindo cada vez mais na educação da nossa comunidade, pois o conhecimento é a base para a construção de um sociedade participativa e buscadora da melhoria dos serviços prestados em nosso município.




Prefeitura Municipal de Santo André, Fazendo a Nossa Terra Crescer.